Prensa excêntrica com engate por chaveta (PMEEC)

Máquina utilizada para conformatação de peças. As prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta podem ser confeccionadas em ferro fundido, aço fundido ou em chapa de aço soldadas.


A cadeia cinemática de uma PMEEC mostra todas as peças envolvidas na geração do movimento para ser aplicado no martelo, sendo as peças principais as engrenagens, os eixos, as bielas, as correias, o volante, e outras. Na Figura a baixo, tem se uma a ilustração de um desenho esquemático da cadeia cinemática da PMEEC.


Adequação a NR 12.


Nesta máquina após realizada a análise de risco indicando os riscos existentes definimos o projeto de adequação.


- Atendendo aos itens da nova norma regulamentadora NR 12.
- Riscos Existentes: projeção de peça e material em processo, amputação de membro superior, dilaceração, fratura grave de ossos;


Projeto Mecânico: 


Sistema de segurança adotado: Esta máquina está totalmente enclausurada com proteção mecânica fixa (perímetro) conjugada com proteção mecânica móvel intertravada com chave eletromecânica e magnética de segurança na própria estrutura sendo necessária a solicitação da abertura da proteção após a parada total do equipamento, a fim de impedir o funcionamento da máquina sem as proteções nos devidos locais de origem garantindo a integridade física dos trabalhadores, também possui proteção mecânica fixa no volante na parte traseira. Todas as proteções mecânicas móveis são monitoradas e intertravadas com chaves de segurança, e o sistema de segurança monitorado por interface de segurança, a liberação só acontece por que o sistema possui monitoramento de velocidade zero, bloco no CLP de segurança que recebe o sinal de dois sensores indutivos fixados no eixo da máquina indicando a parada total, sendo assim, autorizando a liberação das proteções móveis.


Projeto Elétrico: 


Todo sistema de segurança desta máquina esta monitorado por interface de segurança, possui aterramento carcaças, invólucros, blindagens ou partes condutoras conforme item 12.3.2, por se tratar de um equipamento com contato direto com água e local húmido atendem ao item 12.3.3, os quadros de potência e comando atendem ao item 12.3.5 e alíneas. Os comandos de partida e acionamento atendem integralmente ao item 12.4 e subitens ao qual enquadram esta máquina.

PROJETOS

Projetos e adequações.

My Image

​​​​​​​Para mais informações ou agendar uma visita entre em contato  pelo nosso  whatsapp!